Desde pequenininha que sou apaixonada por trabalhos manuais. Tive o privilégio de ter pais que sempre apoiaram e incentivaram esse meu lado me dando muitos lápis de cor, papéis, tecidos, massinhas, livros e quaisquer outras coisas que estimulassem minha criatividade.

Por um tempo eu perdi isso. Acho que foi lá pelo meio da adolescência em que a gente fica preocupada com outras coisas e acaba esquecendo a importância de ter um hobby.

Quando fiquei doente em 2015 e precisei repensar praticamente toda a minha vida, uma das minhas terapias tinha o viés artístico. Eu precisei recuperar esse amor que tinha por trabalhos manuais lá da infância e trazer para a vida adulta. O objetivo desse exercício era diminuir minha ansiedade, me deixar mais calma e largar um pouco o computador à noite, quando ficava inventando mil trabalhos para compensar a solidão que sentia. 

Voltei a desenhar, comprei materiais que amava ter em casa quando era pequena (e redescobrir esse amor!), voltei a brincar com argila e comecei a fazer cerâmicas. Inclusive, foi desse exercício que a Hey Cute Store nasceu, um hobby que amo ter e acaba me dando uma renda extra.

Antes de retomar minha “veia artística”, eu ficava muito no computador à noite, momento em que eu deveria me desligar do trabalho. Eu não esqueço da minha terapeuta me dizendo que eu disfarço solidão com trabalho. Isso já melhorou muito, é claro, mas é algo que realmente faço. À noite, principalmente, é quando me sinto mais sozinha e quando estou trabalhando eu esqueço um pouco disso.

É aí que mora o perigo: além de não desligar nunca do trabalho, eu arrumava mil ideias mirabolantes para tirar do papel e com isso ficava absurdamente ansiosa. Ia dormir sempre com a cabeça à mil, pensando em tudo que teria que fazer e acabava que a minha empolgação com meus projetos não era genuína. Era uma empolgação para pensar em qualquer outra coisa que não fosse minha solidão, sabe? Não tinha naaaada a ver com meu trabalho. 

Eu coloquei pra mim que depois das 18h/19h eu não trabalho mais – a não ser que seja uma coisa MUITO urgente. Depois desse horário, vou tomar meu banho, comer uma coisa gostosa, assistir um vídeo no Youtube, ler um livro ou ver minhas séries… Enfim, qualquer coisa que relaxe meu cérebro!

É nessa hora também que coloco a mão na massa das minhas cerâmicas ou desenho. Tudo bem que a Hey Cute Store é um “trabalho” porque me gera uma renda, mas vocês percebem que é algo relaxante e que não exige tanto do meu cérebro? Isso é um hobby. Ganho dinheiro com ele, mas não deixa de ser um hobby.

Desenhar e pintar as minhas cerâmicas faz meu cérebro relaxar, e aí eu fico menos ansiosa. Toda vez que sento no meu ateliê, coloco uma série no computador e começo a me envolver com minhas tintas eu me sinto mais calma. Pra ficar melhor, só se eu conseguisse pintar ao ar livre, na beira de um rio e com o vento fresco no meu rosto, hehe. Quem sabe um dia, né?

Eu bato muito na tecla da importância da gente ter um hobby. É uma das melhores coisas que você pode fazer por si mesma. Eu amo meu trabalho formal e sou grata todos os dias pelo privilégio de realizá-lo, espero que você se sinta assim a respeito do seu também. Porém, é importantíssimo fazer algo por si mesma, sem prazos, sem cobranças, algo que vai ter trazer satisfação pessoal e calma da forma mais simples possível.

Às vezes pode parecer difícil pensar em qual é o seu hobby, mas acho que a chave é imaginar aquilo que você ama fazer sem esperar nada em troca. Eu desenho e faço cerâmicas. Você pode cozinhar, ou andar de bicicleta, ou costura, ou correr… Enfim, todo mundo tem algo que gosta de fazer para relaxar, sem pensar em trabalho.

Minha ansiedade diminuiu muito e toda vez que olho para as minhas cerâmicas agradeço à elas. Viver com a cabeça acelerada é horrível e faz com que você não consiga desligar para ver as outras coisas que a vida tem a oferecer. Se você tiver esse olhar, vai ver a quantidade de coisas que o mundo tem para explorar, para que você fique mais calma e consiga viver com mais tranquilidade. Espero, então, que você descubra logo o que pode fazer para conseguir desacelerar! <3

Imagens: Unsplash / Giphy

Live a Reply

Onde Estou

Brasil - Belo Horizonte

Fale Comigo

karla@heycute.com.br comercial@heycute.com.br

+55 - 031 | De Belo Horizonte, Brasil | Hey Cute - Por Karla Lopes | AXIOM © 2017 All rights reserved.