Uncategorized

Caminhada emagrece? conheça truques e dicas

caminhada emagrece assim como qualquer outra atividade, a caminhada possui alguns benefícios peculiares que as outras atividades não proporcionam. A primeira grande vantagem da  caminhada é o fato dela ser fácil para praticar, o que a torna ideal para iniciantes.

Se você pretende começar hoje mesmo a praticar a caminhada, você está no lugar certo. Não basta apenas decidir praticar a caminhada, existem alguns macetes que podem ser seguidos por você, em prol de potencializar ainda mais os resultados da caminhada.

Fazendo a caminhada do jeito certo, conseguirás emagrecer mais rapidamente do que imagina. A seguir mostraremos algumas dicas interessantes para que consigas aumentar ainda mais os resultados providos desta atividade física.

Primeiras dicas acerca da caminhada

Como dizemos anteriormente, para que a caminhada traga resultados mais rápidos, é necessário seguir algumas regras necessárias. A primeira delas é a intensidade, busque manter o máximo de intensidade possível na prática da caminhada

Uma boa maneira de explorar cada vez mais o potencial da caminhada, é caminhar ladeira acima e em lugares planos. O fato de subirmos o morro, fará com que haja mais esforço físico da nossa parte, e consequentemente haverá um gasto calórico mais elevado.

Para praticar a caminhada, utilize um traje adequado, de preferência o mais macio possível. Além disso, procure utilizar um tênis macio, e que vá lhe trazer conforto e segurança na prática da atividade.

Quanto tempo de caminhada devo fazer?

A caminhada pode proporcionar uma significativa perda de peso, todavia devemos salientar que, quanto mais tempo você praticar o exercício,a mais calorias conseguirás perder. O mínimo que se deve fazer é 30 minutos, esse é o tempo mínimo.

Todavia, procure realizar as atividades físicas 1 hora pelo menos, e essa rotina deve ser cotidiana, procure fazer a caminhada todos os santos dias da semana.

Como potencializar ainda mais os resultados da caminhada

Para potencializar ainda mais os resultados da caminhada, procure adotar hábitos saudáveis, como utilizar a escada ao invés do elevador, ir ao serviço à pé ou de bicicleta. O ritmo deve ser o mais intenso possível, mas procure adotar um ritmo que você vá conseguir mantê-lo do início ao fim.

Além disso, procure caminhar com a postura ereta, manter o corpo inclinado é a forma certa para a prática da caminhada. Essa regrinha vale para o método convencional, e também para a esteira, caso a utilize.

Procure fazer a caminhada com outras pessoas, caminhar solitariamente pode ser algo tedioso, por esta razão, procure realizar o exercício físico com 1 ou mais pessoas, até porque uma motivará a outra.

Uma outra dica bem interessante, é padronizar um tempo específico para a prática da caminhada. Por exemplo, todos os dias da 6 às 7 da manhã, isso fará com que o seu cérebro fique treinado, e o seu organismo adaptado para a prática da caminhada todos os dias naquele horário. Esse truque evita o conhecido desânimo, que na maioria das vezes impede que as pessoas tenham uma vida saudável.

Por fim, faça alongamentos antes da caminhada. Ao alongar, o seu corpo estará se preparando para a caminhada, e com certeza o seu corpo ficará mais animado. Ao se alongar, o seu cérebro entenderá que em breve você começará uma atividade física, e com isso, ele irá preparar o seu corpo para aguentar o tranco. Por isso é que o alongamento é muito importante.

Outros benefícios da caminhada

A caminhada não serve apenas para proporcionar benefícios para quem busca emagrecer de verdade, ela também ajuda a combater uma série de outras doenças e complicações. Ela por exemplo ajuda melhorar a circulação sanguínea, e isso pode justamente combater um mal que as mulheres odeiam, que é a celulite.

A caminhada potencializa a nossa capacidade cardiorrespiratória, e além disso, ela também evita o desenvolvimento da diabetes, pois os níveis de glicose são reduzidos. Quem possui problemas como a Osteoporose, pode contar com  a ajuda da caminhada.

Se você não tem o hábito de praticar exercícios físicos cotidianamente, mescle entre caminhar e correr. Isso é importante para que o seu organismo se acostume com a corrida, a corrida gera mais gasto calórico, e em um futuro breve, conseguirás praticar a corrida nos mesmo moldes que praticas a caminhada.

Alimentação e caminhada

Não poderíamos deixar de falar dela, a alimentação continua sendo o principal pilar para quem busca emagrecer com saúde. Por isso, tenha em mente que a caminhada não emagrece solitariamente falando, é necessário ter uma disciplina alimentar  muito ríspida.

Procure evitar os alimentos  ricos em carboidratos, como é o caso do arroz, macarrão e pão. Esses alimentos não devem ser utilizados em excesso pelo fato do carboidrato ser pejorativo para quem busca emagrecer de uma vez por todas.

As frutas e verduras devem ser priorizadas, pois elas possuem bastante fibras e as fibras proporcionam saciedade, quanto mais saciados tivermos, menos iremos comer. E se comermos menos, logicamente iremos emagrecer mais rapidamente.

Procure também beber bastante água, a água em contato com as fibras dos alimentos transforma-se num gel, e esse gel demora para ser digerido pelo nosso estômago, o que consequentemente proporcionará uma saciedade além do normal.

Considerações finais sobre a caminhada

De fato a caminhada proporciona um gasto calórico bem elevado, em média 1 hora de caminhada pode gerar um gasto calórico de aproximadamente 400 calorias. Para potencializar ainda mais  os resultados, é interessante manter um ritmo extremamente elevado.

Antes mesmo de começar a praticar a caminhada, procure um especialista e verifique com ele se você está apto para a prática de tal atividade. Algumas pessoas podem ter algum problema cardíaco, o que impossibilita a prática da caminhada.

Para que os resultados da caminhada funcionem, é de extrema importância se alimentar corretamente. Caso você ainda não pratique uma dieta, acesse a nossa página de dietas e basta escolher a que mais lhe agrede, de acordo com a sua necessidade e gosto.

Faça a caminhada por pelo menos 1 mês, depois deste período, procure migrar para outras atividades mais intensas, como é o caso da corrida, Jump e Natação por exemplo. Esses exercícios são bem mais árduos do que a caminhada, e  a consequência disso é que acontecerá uma perda de peso mais acelerada.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *