0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Quando alguém te pergunta se você se acha e se sente bonita, o que você responde? Eu demorei muito para responder este questionamento de forma positiva. Na verdade, sempre enrolava e falava que não, ou dizia um sim meio atravessado e nada sincero.

A real é que até pouco tempo eu não me achava nada bonita. Aceitava os defeitos que colocavam em mim e me olhava no espelho achando TUDO errado. A testa grande demais, assim como o nariz e a boca. Por um tempo, na infância e na adolescência, a pele escura também me incomodava bastante – e isso é terrível e mais comum do que imaginamos. 

Se olhar no espelho e gostar do que vê não é fácil. A gente é condicionada, o tempo todo, a colocarmos defeitos nas nossas características e tentar mudá-las a todo custo. Como disse neste post aqui, tudo bem querer melhorar algo que te incomoda no seu corpo. Mas é preciso pensar se este incômodo é genuinamente seu ou dos outros.

se sente bonita 4

Depois que a gente aprende a amar cada pedacinho do nosso corpo, a gente se acha bonita sempre. A gente se acha bonita quando acorda com a cara inchada, quando passa uma maquiagem bonita, quando vai ao banheiro e se pega olhando no espelho.

A gente se acha bonita quando está na nua na hora de tomar um bom banho e, independentemente do número mostrado na balança, pensa: que mulherão que sou! A gente começa a se achar bonita até nos dias mais feios. Sabe quando estamos inchadas no período de menstruação, por exemplo? Ou naquele dia exaustivo de trabalho? Pois é, é possível se achar bonita nessas situações também.

se sente bonita 3

A gente se acha bonita tanto quando usa uma roupa nova, quanto naquele pijama velho. A gente se acha bonita quando tem uma boa noite de sono e acorda renovada. Se acha bonita também ao sair na rua com um coque meio bagunçado e o cabelo embolado. Quando você olhar dentro de si mesma e ver o quão incrível é, vai se achar bonita sentada no sofá comendo pizza e bebendo uma cerveja.

Quando a gente se acha bonita, pouco importa se os outros acham também. Se concordam com a nossa beleza, ok, maravilhoso. Se não, ok também. A gente se achar é o suficiente.

se sente bonita 2

E tudo bem se achar, sabe? Num mundo que vende tanta coisa que para melhorar a nossa aparência e autoestima a todo custo, se achar por si mesma é um ato de rebeldia, de revolução. É se olhar no espelho e dizer: eu não preciso de tudo isso para gostar de mim mesma. O que eu uso e consumo é porque eu quero, não porque me obrigam me fazendo sentir mal.

Espero que você, ao ler este texto, se sinta bonita e todas as situações que citei aqui. E não só nelas, mas em várias outras que você conseguir imaginar e viver. Se gostar o suficiente para se achar bonita, para se sentir bem em frente ao espelho, não é fácil. Eu sei. Demorei quase 24 anos para me sentir assim. Mas quando este momento chega, parece que a vida mais fica mais fácil, sabe?

se sente bonita 1

Vai passando por esse processo aí aos pouquinhos, no seu tempo. Se possível, escreva sobre os dias em que você se sente bonita e porque. O que aconteceu para você sentir assim? Ou você simplesmente sentiu, sem um motivo aparente? Anote isso. Preste atenção nisso. Aos pouquinhos você vai ver que basta ser para se sentir assim. E você já é. Só precisa se descobrir! <3

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×