2 Flares Filament.io 2 Flares ×

Uma vez eu vi essa frase na TV, no comercial de algum canal que estava assistindo e só fiquei pensando como isso faz todo o sentindo do mundo. Eu venho de uma geração em que as únicas coisas que eram ensinadas era a cozinhar, passar e abaixar a cabeça quando gritasse comigo. Não que eu tenha aprendido essas coisas, porque minha comida é bem razoável, quase nunca passo minhas roupas e sou bem atrevida para abaixar a cabeça para qualquer um.

Porém, nessa geração, eu sou exceção. Tenho amigas que levam isso como objetivo de vida e, bom, se isso fosse uma escolha delas e somente delas, tudo bem. Porém, não é. Elas foram condicionadas a isso. Foram “ensinadas” a isso, muitas vezes tendo exemplos dentro de casa e com as pessoas que têm ao redor.

Pois bem, a gente tá vivendo numa era em que as nossas meninas querem aprender mais! E mesmo que muitas delas já façam isso por conta própria, eu acho muito importante que nós, adultos, ensinemos as nossas meninas que elas podem ser o que quiserem.

ensina uma menina 3

E quando digo “o que quiserem” não é simplesmente sobre escolher a sua profissão no futuro, mas sim os caminhos que querem tomar para as próprias vidas. É importante mostrar para as nossas meninas que existem escolhas além das que a sociedade impõe a nós, mulheres. É importante mostra que essas escolhas são delas e somente deles, que ninguém pode chegar e dizer que elas não podem ser o que querem.

Fazendo isso com uma menina, a gente está, sim, fazendo isso com uma geração. Porque daí, uma passa para a outra, que passa para um outro grupo, e mais um, e muitos outros, e com isso a gente cria uma rede de apoio entre mulheres que começa mesmo na infância.

ensina uma menina 2

Se você tem alguma menina perto de você, converse com essa criança. Mostre à ela que mulher não precisa mais abaixar a cabeça e aceitar tudo que é imposto à ela. Que a gente tem muita força dentro de nós mesmas e podemos passar essa força para as outras.

Mostre a essa menina que ela pode ser desde jogadora de futebol a astronauta, que ela pode construir algo grande na vida por si mesma, que ela pode se olhar no espelho e sentir bonita e poderosa independentemente dos padrões que existem na sociedade.

Que aquele coleguinha que a incomoda na escola não faz isso porque gosta dela, mas sim porque acha que tem o direito de incomodá-la (e ele não tem). Que quem gosta de verdade, não machuca. Mostre que o cabelo dela é bonito do jeitinho que é, assim como o formato de sua corpo – e que ela deve mudá-los somente se quiser.

ensina uma menina 1

Mostre também que a cor da pele dela é bonita e que ela não deve ficar calada caso alguém ache o contrário. Mostre que ela tem importância no mundo e que ela pode ajudar a mudá-lo se quiser. Mostre que ela têm voz e que deve usá-la sempre que quiser e precisar. Que calada ela nunca vai conseguir mudar nada e que, muitas vezes, vai precisar gritar, mas que é importante ela mostrar que não veio ao mundo para moldada por nada, nem ninguém! 🙂

Gifs: Xaviera Lopez

2+
2 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 1 Email -- LinkedIn 0 Google+ 1 Filament.io 2 Flares ×