Nessa semana eu fiquei 100% na função empacotamento, afinal, como contei aqui, estou de mudança no próximo domingo. Tirei tudo dos meus armários e nisso acabei achando algumas roupas que nem lembrava que tinha, objetos sumidos e, claro, MUITA maquiagem.

Eu sempre tive muitos produtos de beleza – já que trabalho neste segmento há muitos anos com o blog e como jornalista. Ganho muito produtos, uso a maioria deles, faço desapego com algumas amigas, mas acabo guardando uns e outros e, com isso, a pilha vai aumentando semana a semana.

O ideal é que esse limpeza seja mensal, né? Afinal, produtos vencem! O que acontece na realidade é que essa é uma das atividades que, trabalhando com isso ou não, a gente procrastina até surgir uma situação extrema – como uma mudança de casa.

maquiagem 5Limpando o meu armário de cosméticos, tive uma surpresa: tirei uma sacola de produtos que não usava mais. Dentre eles, aquele batom que tive dó de jogar fora por ser tão lindo ou caro, aquele produtinho que comprei por causa da embalagem, outro que tinha um valor sentimental… Enfim, várias coisas que a gente vai guardando, guardando e, no final, viram uma pilha gigante de guardados. 

A verdade é que eu mudei um pouco a minha maneira de consumir maquiagem. Ainda tenho muita coisa, claro, afinal, eu trabalho com isso e amo produtos de beleza. Mas estou preferindo ter muita coisa que eu uso, sabe? Antes eu tinha vários produtos por ter, às vezes comprados por impulso, sem parar para pensar e me perguntar: eu realmente quero isso?

maquiagem 3

Assim como fiz com as minhas roupas, ao arrumar minhas maquiagens, separei o que estava vencido, o que estava novo, o que eu não uso e o que amo de verdade.

  • O que estava vencido: foi para essa sacola de coisas que joguei fora.
  • O que estava estava novo: tinham pouquíssimas coisas, mas doei e dividi entre as minhas amigas.
  • O que eu não usava mais, mas ainda estava na validade: dividi entre minhas amigas.
  • O que eu amo de verdade: guardei e vou levar para o ap.

A verdade é que essa limpeza foi importante para eu perceber duas coisas: preciso fazê-la mais vezes e que preciso parar de comprar e guardar o que eu não uso – e isso não serve só para maquiagem.

maquiagem 2

Quando era mais nova, achava um máximo abrir uma paleta de sombras de 98 cores na hora de me maquiar. Tinha várias, inclusive. Ainda acho, mas eu não usava, sabe? Hoje em dia, tenho poucas paletas, mas que uso bastante, afinal, elas são do jeito que gosto de me maquiar (mostrei uma delas aqui). O mesmo com batons.

Pra deixar claro, eu não estou julgando quem tem muita maquiagem. Inclusive, eu ainda tenho coisa PRA CARAMBA (e não consegui abrir mão dos meus iluminadores dourados, rs). E completando: com certeza eu ainda vou comprar e ganhar muitos produtos.

O que aprendi nessa limpeza é: antes de comprar, pensar se eu realmente vou usar aquilo, se é um item que desejo MUITO, que vou guardar para a vida como colecionadora ou ao ganhar uma maquiagem, pensar se vou usá-la, se ela fará parte da minha rotina de beleza. Se a resposta for não para as três situações, não vou comprar o produto e irei passar para frente o que não for usar ou criar conteúdo para o blog e suas redes.

maquiagem 1

A partir do momento em que a gente passa a consumir com mais consciência (do dinheiro que tem, do custo x benefício das coisas, da usabilidade, da importância que o produto tem pra você, do espaço em que ele vai ficar e etc), a gente consome melhor. E a cada dia que passa tenho aprendido mais e mais sobre como isso é importante pra gente não gastar por impulso e/ou virar uma acumuladora.

E você? Me conta: como é a sua relação com maquiagem? Tem muita coisa vencida por aí? Rola uma rotatividade de produto? Você faz coleção? Ou só tem o que realmente usa? Vamos conversar sobre isso!

Imagem principal: Pexels | Gifs: Giphy

3 Comments

  • Ana Flávia
    Posted 8 de September de 2017 14:40 0Likes

    A falta de grana que eu tava me fez perceber que eu não preciso comprar tanta maquiagem e que é possível viver com bem menos. Esses tempos de crise foram bons para repensar o consumo e ver que eu não preciso de tanta coisa para viver bem.

  • Laura Nolasco
    Posted 8 de September de 2017 21:46 0Likes

    Adorei esse post!
    Eu fiz isso aqui em casa com roupas recentemente… Sempre faço, na verdade, mas a ultima foi bem mais drástica e desapaguei até das coisas que tem valor sentimental mas nem tão sentimental assim, sabe?
    É ótima a sensação de leveza que vem depois…
    Beijos!

  • Nattany Martins
    Posted 29 de September de 2017 16:18 0Likes

    Nessa história de valor sentimental a gente acaba carregando um monte de tralha sem sentido, né? No fim colocamos todas as lembranças em cima de um objeto, e nem sempre eles são necessários pra nos lembrar o amor que carregamos e as lições que aprendemos.

Live a Reply

Onde Estou

Brasil - Belo Horizonte

Fale Comigo

karla@heycute.com.br comercial@heycute.com.br

+55 - 031 | De Belo Horizonte, Brasil | Hey Cute - Por Karla Lopes | AXIOM © 2017 All rights reserved.