Search here...
TOP
Lifestyle

Existe um banco de imagens gratuito que só usa modelos negros

A gente que trabalha com produção de conteúdo na internet sempre precisa de imagens para ilustrar textos, páginas e etc. Quem nunca usou uma imagem do Pinterest sem colocar o crédito do autor que atire a primeira pedra, mas a verdade é que isso é bem errado – e sim, eu sei que cometi e ainda cometo esse erro aqui no blog.

Estou tentando cada vez mais creditar as imagens que uso e também procurar bancos de imagens gratuitos, com direitos liberados, para colocar nos posts. O meu problema com isso é: cadê as pessoas negras nessas imagens? Já perceberam que são raríssimos os modelos negros usados nas fotos para bancos de imagens? Pois é!

Felizmente, hoje a gente tem uma alternativa, que ainda é muito nova, porém que pode abrir portas para outras por aí. Conheci recentemente o Nappy, um banco de imagens gratuito, com fotos lindas e ilustradas apenas por pessoas negras. Se não fazem isso por nós em outros sites, vamos criar os nossos, não é mesmo?

Como disse, o Nappy ainda é novo. No site mesmo eles dizem que estão na fase BETA (de teste!), então ainda não tem muitas imagens, a navegação às vezes ficam ruim, mas as fotos são muito bonitas, tem várias em situações do cotidiano, outras mas conceituais, enfim, fotos que tem em qualquer outro banco de imagem que não utiliza pessoas negras como modelos.

A boa notícia é que o Nappy está ganhando bastante visibilidade, então imagino que a quantidade de imagens vai aumentar e o site vai ficar ainda melhor de navegar e pesquisar por fotos.

Se você aí trabalha com produção de conteúdo online, vale a pena salvar o Nappy nos seus favoritos para sempre pensar em representatividade ao ilustrar o que produz! 😉

Imagens: Nappy

Karla Lopes

Karla Lopes tem 27 anos, é de Belo Horizonte, blogueira e jornalista trabalhando há 10 anos com produção de conteúdo para a Internet. Além disso, aventura-se com produção de cerâmicas feitas à mão (que são vendidos na minha loja: www.heycutestore.com). Tem experiência com comunicação criativa, textos de comportamento, produção de moda e cultura e também criação e edição de vídeos para a web.

«

»

1 COMMENT

  • Semeia silva

    Já amei demais essa idéia. Realmente é bem difícil encontrar fotos bonitas com pessoas negras. Também preciso me policiar sobre direitos autorais em fotos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *