Search here...
TOP
Uncategorized

Em BH: Fashion Revolution Day 2015

Olha, olha… Belo Horizonte, me parece, está ficando mais antenada para o mercado da moda e oferecendo muita coisa legal para este nicho, né? Pelo menos é o que eu venho observando nas últimas semanas, em que divulguei vários eventos do meio por aqui no blog. O desta semana é para quem quer entender e questionar o processo de produção de moda, procurando transparência e ética na fabricação de produtos que são consumidos por milhares de pessoas. 
O Fashion Revolution Day é uma data criada em Londres pelas designers e ativistas pela sustentabilidade na moda, a britânica Carry Somers e a italiana Orsola de Castro. No dia 24 de abril de 2013, desabou o Rana Plaza, em Bangladesh, um edifício que abrigava diversas fábricas de roupas que produziam, em larga escala, para renomadas marcas globais. O colapso deixou mais de 1.133 trabalhadores têxteis mortos e outros 2.500 feridos. 
O objetivo da data, 24 de abril, é relembrar essa tragédia e evitar que ela aconteça novamente, conscientizando compradores e produtores de moda no mundo inteiro, em mais de 70 países. O mote da campanha deste ano é parar e pensar em faz as nossas roupas, como essas pessoas vivem, como são pagas, quais são suas condições de trabalho, entre outras problemáticas. Tais questões serão levantadas não só no fator social, como também no ambiental, apontando o que o poder de consumo e descarte do chamado fast fashion (moda rápida, em tradução literal) pode causar ao nosso planeta. 
Além de uma programação pra lá de extensa e inspiradora com muita gente incrível falando sobre moda, produção e consumo, a campanha convida todos os amantes da moda a participarem da ideia. É simples: tire uma foto com uma de suas roupas favoritas vestida ao avesso, com etiqueta aparecendo. Aí, é só postar a imagem nas suas redes sociais usando a frase “quem fez minhas roupas?” e a as hashtags da campanha #fashrev, #whomademyclothes e #quemfezminhasroupas. Uma ação mundial pra gente refletir, né?
O Fashion Revolution Day Belo Horizonte acontece na próxima sexta-feira, dia 24 de abril, a partir das 19h. A entrada é gratuita, tá? A programação, você pode conferir abaixo:
19h – Abertura Oficial
Apresentação e Mediação do Evento – Sindicato dos Jornalistas, com Valéria Said – Professora de ética, articulista e  jornalista engajada no movimento Slow Fashion
Apresentação da campanha Fashion Revolution e dos Impactos Socioambientais da Indústria da Moda, com Bruna Miranda – Jornalista, idealizadora do projeto Review – Slow Lifestyle & Estilo Sustentável e responsável pela comunicação da campanha no Brasil.
19h15 – Mesa Redonda: Alternativas e Soluções Sustentáveis para o Design de Moda
Luciana Duarte – Mestra em Engenharia de Produção e Designer de Produto. Autora do site Moda Ética. Organizou em Belo Horizonte o projeto The Street Store. Desenvolve projetos em Design e Engenharia para a Moda.
Ana Sudano –  Estilista há 15 anos, já trabalhou com Graça Ottoni, Printing, Patricia Motta, Alphorria, Gilda Midani e Animale. Em 2014 lançou sua própria marca, a Grama Roupas Ecológicas, onde ações e políticas empresariais sócioambientais são o foco, que já participou, com premiações, do Minas Trend Preview e Paraty Eco Fashion. Também desfilou seu Inverno 2015 no Vancouver Fashion Week, em março, no Canadá.
Lyz Beltrame – Designer de joias, criou as Joias de Vida, feitas sob o conceito do Slow Fashion e atentendo a preceitos de emotional design e sustentabilidade.
Iáskara Isadora – Estilista mineira formada em Design de Moda pela UFMG. De sua marca homônima, cria Vestidos de Noiva e Festa reutilizando sacos de cimento.
Áurea Lúcia – Da marca brasileira de mesmo nome, atua com a moda sustentável e o estilo consciente, com peças produzidas com fibras renováveis, materiais com nível reduzido de insumos de produção e incentivo ao cultivo de fibras naturais orgânicas.
Manu Romano – Arquiteta, Mestre em Design de Moda. Em sua marca Otra Cosa Mariposa, cria acessórios com reaproveitamento de materiais, como cacos de azulejos. 
20h15 – Mesa Redonda – Guarda Roupa Sustentável e Consumo Consciente na Moda
Amanda Mendes – Formada em Design de Moda, é consultora de Imagem e Proprietária do Dorotea Brechó.

Gil Sotero – Jornalista, diretor no Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e blogueiro no BH Bicycle Chic e Camisa de Chita, dedicados ao bicycle lifestyle em Belo Horizonte, em que incentiva o uso da bicicleta como forma de transporte para melhorar a qualidade de vida da população nos centros urbanos e transformar nossas metrópoles em cidades mais humanas. 
Zeca Perdigão – Produtor e editor de moda, figurinista de cinema, teatro e publicidade, há 40 anos na área. Foi um dos fundadores do primeiro curso de Moda da UFMG, tendo realizado mais de 200 desfiles e centenas de editorias de moda para revistas e jornais. É professor de criatividade na moda, debatedor de TV e criador da revista Finalmente art Magazine, Circuito da Moda e Estilo.
Bruna Miranda 
– 21h – Exposição/Workshop: A Costura Tradicional, seu presente e futuro; e o trabalho com o reaproveitamento: refazendo roupas com a Customização e o Upcyling.
Maria do Carmo – Estilista e Costureira, especialista em transformar roupas antigas em novas peças. Pratica o “upcycling” para o projeto mineiro Review.
Durante todo o evento: Exposição Quem Fez Minhas Roupas? 
Marcas e estilistas mostram como fazem a diferença na Moda com suas criações Éticas/Sustentáveis. 
– 21h15 – Após a programação, durante o lounge, os designers e projetos estarão à disposição para conversar e apresentar seus trabalhos.
Ana Sudano – Grama Roupas Ecológicas 

Lyz Beltrame – Joias de Vida – Slow Fashion, emotional design e sustentabilidade
Iáskara Isadora – Vestidos de Noiva e Festa reutilizando sacos de cimento
Áurea Lúcia Design – Moda Sustentável/Estilo Consciente
Manu Romano – Otra Cosa Mariposa, acessórios feitos com reaproveitamento de materiais
Greenpeace BH
– Após as Mesas Redondas, teremos um lounge para troca de ideias e produção de fotos com as roupas ao avesso e com os cartazes oficiais da campanha. 
– 22h – Finalização e Agradecimentos
Serviço – Fashion Revolution Day 2015 Belo Horizonte
Data: 24 de abril de 2015, sexta-feira
Horário: 19 horas
Local: Casa dos Jornalistas de Minas – Avenida Álvares Cabral, 400 – Centro, BH/MG
Entrada Gratuita
Mais informações: www.fashionrevolution.org
TAGS:,

Karla Lopes

Karla Lopes tem 27 anos, é de Belo Horizonte, blogueira e jornalista trabalhando há 10 anos com produção de conteúdo para a Internet. Além disso, aventura-se com produção de cerâmicas feitas à mão (que são vendidos na minha loja: www.heycutestore.com). Tem experiência com comunicação criativa, textos de comportamento, produção de moda e cultura e também criação e edição de vídeos para a web.

«

»

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *