7 Flares Filament.io 7 Flares ×

Quantas vezes você já ouviu alguém dizendo que você precisa melhorar sua autoestima? Eu já ouvi MUITAS vezes, não conseguiria contar nos dedos nem se tivesse dez mãos. Acho que todo mundo já ouviu isso alguma vez na vida. E é um fato: a gente precisa procurar melhorar nossa autoestima, a gente precisa começar a se amar mais.

Mas, infelizmente, isso não é muito fácil, né? Cada um sabe de sua dor e não dá para medir a vida do outro com a sua régua, então, não é tão simples assim entrar no coração de alguém e mudar toda a ideia que essa pessoa tem sobre si mesma.

Eu, como uma pessoa tinha uma autoestima muito baixa, tive bastante dificuldade em olhar pra dentro de mim mesma e me aceitar do jeitinho que sou. O que acontece é que a gente, o tempo todo, lida com diversos fatores externos que fazem com que duvidemos do nosso potencial.

Imagem: Francisca Borzea

É o feed do Instagram jogando a vida “perfeita” de alguém na sua cara, é a musa fit do momento dizendo que seu corpo não é bonito o suficiente só porque você não veste 34, é a quantidade de informação que a gente parece perder se ficamos um dia afastado da internet… Tem também a quantidade de coisas que queremos consumir, a diversão que parece sempre longe demais, o estilo de vida que a gente idealiza e parece ser inalcançável – fora a quantidade de exigências que a sociedade (e a gente também) faz e que devem ser cumpridas num prazo absurdamente curto.

Ufa! Como é que você vai melhorar sua autoestima dessa forma? Eu pensava nisso tudo que listei acima, em cada coisinha citada. E isso fez com que eu surtasse um pouco. Fez com que eu me olhasse no espelho e duvidasse de tudo que estava fazendo. Acho que duvidar não é bem a palavra… Talvez seja descartar o termo certo.

Eu queria descartar tudo que estava dentro de mim porque achava que nada daquilo era o que os outros estavam fazendo. Louco isso, né? Não foi fácil conseguir melhorar minha autoestima até que eu parei de olhar para o lado com lamentações e comecei a olhar pra dentro pensando que o que tem em mim é suficiente e, o melhor: pode ser melhorado constantemente por mim mesma.

Imagem: Anna Salmi

Melhorar a autoestima é todo um processo, mas, apesar de difícil, não é impossível. Se você buscar por isso no Google, vai vir um montão de listas com um modus operandi certinho. Você pode até segui-las porque as orientações são realmente boas mas, antes disso, eu quero você olhe com carinho para si mesma e acredite em todo seu potencial.

Sei que às vezes você vai se comparar com os outros (eu ainda faço muito isso e é algo que preciso melhorar), mas tente não olhar para o lado. Olhe só pra dentro! Cada um tem o poder necessário para acreditar em si mesmo, para entender que as coisas são possíveis se a gente depositar um pouquinho de fé em cada uma delas – desde o que te incomoda na sua beleza até o que te prende para não realizar os seus projetos.

A partir do momento em que você consegue entender e reconhecer que existe, sim, muito poder dentro de si mesma, os próximos passos ficam menos complicados. Quando você reconhece seu poder é mais fácil mudar o que precisa mudado, sabe por quê? Porque é algo que você vai fazer por si mesma, sem tem a interferência de ninguém.

Imagem: Julie Winegard

Melhorar sua autoestima pode parecer que não vai ser algo fácil, mas comece por aí, comece reconhecendo seu potencial. Depois você parte para os próximos passos.

Imagem principal: Pexels


Users who have LIKED this post:

  • avatar
7 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 6 Email -- LinkedIn 1 Google+ 0 Filament.io 7 Flares ×