0 Flares Filament.io 0 Flares ×
Você já percebeu como a gente reage a elogios? Todo mundo gosta, mas poucos ficam confortáveis com eles. E não digo elogios online, porque estes ninguém vê a nossa reação. Digo cara a cara mesmo, sabe? 
Eu mesma fico tão sem graça, mas tão sem graça, que quase me enfio num buraco. Ou se a pessoa começa a elogiar demais, eu já fico desconfiada. Penso: será que ela está elogiando mesmo, com sinceridade? Principalmente se já for alguém com quem tenho um pézinho atrás. 
E sabe porque fico assim? E sabe porque você também, com certeza, não reage com naturalidade a elogios cara a cara? Porque a gente não está acostumado. Não temos a cultura de elogiar uns aos outros. Ao ouvir um elogio ~do nada~, passa pelas nossas cabeças inveja, falsidade, e até algum interesse por trás – seja positivo ou negativo. Triste isso, né?
Para que uma coisa se torne costume, é simples: comece a praticá-la. Se você acha que sua amiga está especialmente bonita hoje, diga isso à ela. Se você gosta do trabalho de alguém, fale com essa pessoa. Diga que o que ela faz é interessante, que acrescenta na sua vida, que é bonito, que é bacana. Um simples “seu cabelo está lindo” ou “gostei do que escreveu” pode mudar o dia de alguém.
E você que ouvir um elogio, aceite-o de bom grado. Seja menos neurada, rs, e não ache que a pessoa está sendo falsa ao dizer que você está bonita na roupa que escolheu usar. Acredite que aquilo é um elogio sincero, que ela realmente gostou do que você está vestindo e quis te dizer isso. A gente fica tão feliz com os “lindas” na nossa foto no perfil do Facebook, por que não ficar pessoalmente também? 
Há uns dias compartilhei no meu perfil pessoal no Facebook dois posts sobre a importância de apoiar alguém, elogiar o trabalho dos seus amigos e de quem você gosta. E aqui digo que reconhecimento e elogios não são importantes somente na vida profissional, eles são importantes para a vida em geral.

Ninguém está pedindo confete, sabe? Se você sente, com SINCERIDADE, que deve fazer um elogio a alguém, faça. Acostumar com as críticas, infelizmente, é fácil. E isso impede muita gente de seguir em frente com um projeto, uma ideia. O certo é não ligar para a opinião dos outros, mas a gente liga sim – nem que seja um pouquinho. Então, façamos dessa opinião algo positivo.

Te desafio hoje a elogiar ao menos cinco pessoas. Por qualquer coisa, da aparência ao trabalho. Qualquer coisa mesmo! Só diga algo bacana para alguém e repare na reação. Coloque um sorriso no rosto de alguém ao dizer algo legal e acostume-se a ouvir coisas legais sobre você mesmo também. 
É este ciclo que precisamos cultuar num mundo em que todo mundo está sempre pronto para apontar o dedo para dizer o que tem de errado nos outros. Que apontemos o outro dedo e digamos o que está certo, o que é belo, o que inspirador. 
2+
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×